“ Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, situação económica ou condição social” (Artigo 13ºC.RP).
Enquanto princípio jurídico basilar na construção de uma sociedade mais justa e solidária, o princípio da igualdade afirma-se pela definição e aplicação de medidas ou políticas sociais e laborais de discriminação positiva, tendentes à eliminação das desigualdades de oportunidades e erradicação da pobreza e exclusão social.
Enraíza-se neste princípio de igualdade a obrigação dos governos democráticos de implementação de políticas de não discriminação e, sobretudo, de inclusão, potenciadoras de um maior desenvolvimento.
Atentas as estatísticas divulgadas pelo INE (cerca de 8% da população activa portuguesa encontra-se desempregada), bem como os gravíssimos casos que chegam ao nosso conhecimento, o desemprego constitui, actualmente, um dos maiores flagelos sociais que urge energicamente combater, razão pela qual ninguém pode, ou deve, baixar os braços e, todos temos que exigir a quem de direito, em especial ao nosso Governo, a intensificação de medidas reais de combate ao desemprego bem como de políticas tendentes a uma maior dinamização da economia nacional, geradora de riqueza e, por essa via, facilitadora de criação de emprego.
Maria Faia (Outubro 2007).
15 Comentários:
Pena ou ousadia está no nosso governo quando diz que "o desemprego está controlado"!
- Mas isso é alguma coisa, ou é afirmação que se faça!?
Então as iniciativas e a divulgação de medidas para combater o o desemprego que não deveria crescer tanto mas que continua a aumentar, é isso:
"O desemprego está controlado!
- Que bela atitude, que boa informação que nos dá o governo!
O desemprego é uma praga que assola este país, onde pessoas válidas se sentem excluídas por falta de oportunidades de trabalho.A bandeira que acenaram em plena campanha eleitoral está hoje enrolada e guardada numa qualquer gaveta, tal é a incapacidade de inverter este estado de coisas.
Boa e oportuna abordagem.
Cumps
O que isto está é tudo descontrolado minha amiga...
Um abraço
José Gonçalves
Obrigado pelo comentário.
Quando fiz o 1º anos de Direito estava convencido que o direito constitucional, que me foi ministrado, nomeadamente o Artº 13º da CRP, jámais deixaria que fosse prejudicado em razão da minha condição social.
Passados que foram cinco anos e com o "canudo" na mão", senti, no auge dos meus 23 anos, que afinal...os comandos constitucionais não estavam ainda plasmados na realidade do quotidiano.
Hoje, aos 25 anos, ainda recordo com saudade o meu professor de filosofia de direito que dizia : "a letra e o espíritos da lei não são a mesma coisa. Quando aplicados na realidade do quotidiano, alicerçam o paradoxo maior dos que, teimosamente, não queimaram a esperança de que os somos todos iguais perante a lei"
Paulo
No papel é tão bonito, os politicos quando na oposição até gostam de fazer gala, chegado ao poder, tudo é diferente , negro muito negro
Saudações amigas
Querida Amiga,
Excelente artigo! São só verdades...
A situação está cada vez mais dificil, esperemos que surjam soluções!
Beijos muitos e desejo-lhe uma boa semana!
EXCELENTE O POST.Paarabéns.
Maria,
Como sempre é muito bom vir aqui. O desemprego é um dos piores problemas da atualidade no mundo inteiro. No Brasil, a situação poderia ser melhor se os impostos das pequenas e médias empresas não fossem os mais altos do mundo!
Muito bem colocado amiga de além-mar!
Com carinho,
Rosana
PS: No dia 15 de outubro comemoramos o dia do professor no Brasil. E em Portugal?
amiga!!!!
Desde a Revolução Francesa que a humanidade sonha...acho que se desorientou e anda percorrendo pesadelos!!!!!
Bjks
querida amiga
desde el blog Lagrimas de Freyja te deje un regalo con mucho cariño para que lo pases a buscar por favor
muchos cariños y que estes muy bien
besitos
la verdad que es tema tan importante en la vida del ser humano el trabajo, lamento profundamente que el desempleo traiga tantas consecuencias personales y en la familia
los que gobiernan siempre dicen que el desempleo esta controlado, aca sucede lo mismo
pero la verdad que cada dia se hace mas dificl encontrar un trabajo
pero no hay que dejar de luchar y bajar la voz, es aqui cuando hay que gritar mas fuerte para que den soluciones los que gobiernan
aca las estadisticas tambien son muy altas en el desempleo, quedas sin trabajo y a la vez quedas sin sistema de salud
ojala que todo cambie y se solucionen los problemas y las personas sean miradas con mas dignidad
gracias por tus bellos saludos en Poesias y tu compañia amiga linda
y me alegra mucho que te haya gustado el regalo, te lo mereces
eres una mujer luchadora ademas
te dejo todo mi cariño y que estes muy bien, que la semana siga linda
mil besitos
besos y sueños
Querida amiga,
Subscrevo complectamente este texto!
Um grande beijinho
Quando os políticos se encontram reféns da economia, os cidadãos passam a ser meros números confinados às estatísticas. Os direitos dos cidadãos nunca caíram do céu, sempre foram conquistados. Neste momento em que os direitos se esfumam na voracidade dos conceitos económicos, há que voltar a conquistá-los.
Abraço do Zé
Subscrevo o teu post, Maria Faia.
Beijos
Mais um post de alerta. De denúncia.
Um abraço
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial