sábado, 19 de maio de 2007

MEME... PARAÍSO E SONHO..

Este pedido nasce da ideia de mostrar lugares mágicos do planeta e falar das emoções que se sentem ao admirá-los. Para que o jogo não pare, escolhem-se cinco novos blogs para continuar esta ideia de divulgação.
Como já apresentei um Meme sobre as minhas origens, Alcobaça, vou agora apresentar um outro sobre uma outra cidade, situada no continente africano, que mora no meu coração e que, para mim e provavelmente muitos portugueses, constitui um dos lugares mais mágicos do planeta.
Digo constitui porque, apesar da destruição de que foi alvo por longos anos, a natureza está lá, permanecerá lá, contra toda a irracionalidade e lógica humana.
Fala-vos de LUANDA, capital de Angola.
Falo-vos de simplicidade, carinho e afabilidade de um povo simples, vítima da exploração de outros povos, ditos “evoluídos”, que me viu crescer e me ajudou a transformar na mulher que hoje sou.
As suas belezas naturais e humanas são dignas de registo e reverência…
Os seus costumes dizem, aliás, muito do que é este sentir africano “roubado” que não me sai da alma e do pensamento….
Admirem e vivam…
se conseguirem.

Anoitecer angolano na "mata"

Banco Nacional de Angola
Kimbo - Aldeia Angolana
Largo da Mutamba. Aqui se "apanhavam" os autocarros para todos os pontos da cidade...
A chamada "Rosa de Porcelana". Nem as rosas são tão efémeras...
Belezas da flora Angolana....Até na aspereza dos cactos nasce harmonia, beleza e doçura....
Baía de Luanda
Baía de Luanda.
Pôr do Sol Angolano. Não há palavras... Só a emoção revive...
Mulher Angolana trabalhando no campo.
O Amor por seus filhos é tamanho que nem na aspereza do trabalho braçal largam os seus filhos...
Ilha do Mussulo
Nestas paragens paradisíacas não há maldade humana que nos fira a alma...
Imbondeiro. Árvore típicamente africana.
Galinhas africanas. Até estes pequeninos animais se distinguem pelo seu encanto e formosura...
Floração do café. Ainda hoje revivo, sonhando, o acordar na roça de café, abençoada pelo aroma inesquecível da flor do café....
Mulher Angolana na apanha do café.
Quem escolho para esta viagem?

27 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Que lugar e que povo lindo!
Realmente Maria, são mágicos.
Obrigado por escolher a bodega para semear este belo meme.

Abraços.

19 de maio de 2007 às 15:33  
Blogger Maria Faia disse...

Força Carlinhos,
Mostre-nos a beleza desse povo brasileiro e a riqueza com que a natureza o brindou.

Beijo e bom fim de semana

19 de maio de 2007 às 15:47  
Blogger MGomes disse...

Os meus parabéns!!!! Esta Luanda lindíssima, merece toda a nossa admiração.
Beijo. BFS

19 de maio de 2007 às 17:28  
Blogger Ernesto Feliciano disse...

Lindas fotos de um país cheio de encanto.
Bom fim-de-semana.

19 de maio de 2007 às 17:55  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Manuel,
Luanda é, de verdade, uma cidade de sonho. Ou era....
Porque os homens parece que a transformaram no caos. Só o encanto não natural não conseguem destruir...
Beijo

19 de maio de 2007 às 18:10  
Blogger Maria Faia disse...

Encanto é pouco Ernesto...
Muito pouco.
Beijo para si

19 de maio de 2007 às 18:12  
Anonymous Anónimo disse...

Bonito e sentido meme. Gostei muito.
Quanto ao castigo, logo verei o que posso fazer... :-)
Kiss e Bom Fim de Semana

19 de maio de 2007 às 20:10  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns pelo belo lugar e momentos apresentados.

Gostei.

Bj.

B.

19 de maio de 2007 às 20:12  
Blogger Maria Faia disse...

Amigo Ludovicus,

Nas tuas mãos, não há "castigo" que resista...
Bom Fim de Semana
Beijo

19 de maio de 2007 às 20:14  
Blogger Poeta Đa Lua disse...

já havia visitado angola antaes...
mas é sempre bom retornar a terras distantes de um povo vivo de histórias. é lindo as imagens que escolheu.
um abraço e um sorriso!

19 de maio de 2007 às 21:04  
Blogger ANTONIO DELGADO disse...

Africa Minha. Nunca estive em africa mas adorava visitar alguns paises desse continente tão rico em tudo e tão desprezado por todos nós e explorado por alguns.

São muito bonitas as fotos que apresentas

19 de maio de 2007 às 21:56  
Blogger Maria Faia disse...

Caro(a) Anónimo(a),

Obrigado pela visita e, ainda bem que gostou das imagens de um país e um povo muito especial.

Maria Faia

19 de maio de 2007 às 23:16  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Poeta da Lua,

Se já lá passou, sabe com certeza do que falo...

Bom Fim de Semana e obrigado pela visita.

19 de maio de 2007 às 23:17  
Blogger Maria Faia disse...

Olá António,
África Minha: vi esse filme há alguns anos e, como não poderia deixar de ser, adorei. Não teanto pelo argumento mas sim pela paisagem e ambiente africano em que este se desenrolou.
Quanto a não conheceres África não é totalmente assim... conheces Cabo Verde, ilha que fica situada na costa ocidental de África e que tem muitas similitudes com Angola.

As fotos que são mostradas ficam muito aquém da beleza natural original daquela maravilhosa terra e gentes.

19 de maio de 2007 às 23:26  
Anonymous Anónimo disse...

Excelentes fotografias a ilustrar a tal "magia" que angola tem...
Obrigada por ter merecido a sua "surpresa"...
Beijos

20 de maio de 2007 às 01:03  
Blogger António Inglês disse...

Bom fim de semana Mariafaia
José Gonçalves

20 de maio de 2007 às 01:57  
Blogger Maria Faia disse...

Viva Aramis,

Ainda bem que gostou do "castigozinho"... Fico a aguardar o seu Meme, que sei será excelente.

Beijo de Bom Domingo.

20 de maio de 2007 às 10:47  
Blogger Maria Faia disse...

Meu Amigo José Gonçalves,

Um excelente Domingo para si e restante família.

20 de maio de 2007 às 10:48  
Blogger António Inglês disse...

mariafaia

Como é possível termos a sensação de conhecer uma terra sem nunca lá ter estado???

Ao ler o que escreve sobre a sua África, passei os olhos sobre as fotos e dei comigo a recordar...
Sabe, é que tenho alguns amigos e amigas que são naturais de Angola e as descrições que me fizeram sei lá quantas vezes, dessa terra fabulosa onde a vida acontecia com naturalidade, fizeram com que me lembrasse palavra por palavra de muitas tardes a ouvi-los.

E não é só o pôr do sol, nem a baía de Luanda, nem a paisagem que são especiais,nem a fauna, nem a flora, são-no também todos aqueles que têm em comum essa parte do nosso globo. Sente-se toda uma forma diferente de estar perante a vida, mais abertos, mais amigos, mais comunicativos.

Estive na África do Sul, na capital Joanesburgo há muitos anos, e tive oportunidade de sentir de perto o calor com que esse Continente aquece quem o visita.

Um abraço.
José Gonçalves

21 de maio de 2007 às 01:31  
Blogger Maria Faia disse...

Meu Amigo José,

Não a conhece fisicamente, mas conhece-a com os olhos da alma. O sentir e a emoção que esses seus amigos lhe transmitem são puros e verdadeiros.
Como eu adoraria hoje, em particular, poder estar lá, naquele mundo de sonho em que já vivi, rodeada pelo calor da verdadeira amizade de um povo simples e rico em emoção.
Fico por aqui...
Beijo Amigo para si.

21 de maio de 2007 às 01:40  
Blogger papagueno disse...

Olá Maria, que belas imagens da terra que me viu nascer e me viu também partir aos 4 anitos. Saí pequeno demais para ter memórias.
Adorei este teu Meme.

21 de maio de 2007 às 08:20  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Papagueno,
A ti aquele terra viu-te nascer, a mim, ajudou-me a crescere a ser mulher.
Cresci num limbo de sonho...
Bjo

21 de maio de 2007 às 09:05  
Anonymous Anónimo disse...

Que beleza encerram as imagens que partilha connosco!
Quase consigo sentir o cheiro do café e das flores que me enchem os sentidos.
Como invejo quem nasceu e viveu neste Paraíso que, apesar de alguma destruição provocada pelo Homem, decerto manterá intocáveis algumas belezas naturais da flora e faunas maravilhosas deste país!
Obrigado por me dar a conhecer estes pedaços de um mundo que não conheço mas que muita curiosidade me suscitaram e que, acima de tudo, me provocaram uma agradável sensação de bem-estar e prazer.
Ainda existem, no mundo em que vivemos muitos lugares como este e ao vermos estas imagens viajamos até eles e conseguimos imaginar como seria conhecê-los e desfrutar de todas estas pequenas maravilhas.
Bem haja por me fazer sentir tão bem ao partilhar tanta beleza.
Beijo

21 de maio de 2007 às 12:09  
Blogger joice disse...

Olá, Maria. Belo meme, belíssimas imagens!
Conheci teu blog através dos comentários na Bodega do Carlinhos.
Ah, e adorei a música que tocava no teu blog quando cheguei.
Um abraço,
Joice

21 de maio de 2007 às 16:10  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Mara,
Sentir o cheiro do cafezal,
em dia de orvalho matinal,
é um presente esmerado,
ofertado por deleite sonhado...

Beijinho para si.

21 de maio de 2007 às 20:44  
Blogger Maria Faia disse...

Bemvinda Joice,

o meu blog é um canto onde espraio o meu sentir, acabados que sejam os dias de labuta "infernal". É um "escape" dirão alguns...
e, decerto acertarão.

Volte sempre.
Também eu viajarei até terras de Vera Cruz.

21 de maio de 2007 às 20:48  
Blogger Maria Clarinda disse...

Hoje à procura de imbondeiro, vim ter ao teu blog, meu Deus quanta saudade!!!!
Sou Angolana de 5ª geração,o meu filho já sexta...sou da Huila, mas ultimamente vivia em Luanda.Trabalhava no Totta...coloda com o Banco de Angola...
Adorei rever estas fotos, mas a saudade bateu forte jinhos.

3 de outubro de 2007 às 16:21  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial