segunda-feira, 14 de maio de 2007

"MEME"

O Amigo Ludovicus do Momentos Breves enviou-me um MEME que lhe fora enviado, para falar de um lugar que seja considerado muito especial em Portugal. Esta pedido nasce da ideia de mostrar lugares mágicos do planeta e falar das emoções que se sentem ao admirá-los. Para que o jogo não pare, escolhem-se cinco novos blogs para continuar esta ideia de divulgação.
Dando seguimento ao "Meme" e, porque amo a minha terra, embora a sinta bastante maltratada, vou dedicar esta distinção a Alcobaça e suas Gentes.
Alcobaça é uma cidade portuguesa situada na confluência dos rios Alcoa e Baça.
É sede de um município com 417,05 km² de área e 56 794 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste envolve por completo a Nazaré e tem dois troços de costa no Oceano Atlântico. No Concelho de Alcobaça predominam, essencialmente, as indústrias de transformação de pedra, sendo o concelho rico em rochas sedimentares, como calcários, margas, arenitos e argilas, de cerâmica decoratica e utilitária, cristais, calçado e cutelarias.
Publico algumas imagens do Concelho, com especial destaque para o Mosteiro de Stª Maria de Alcobaça, antes e depois das desditas obras de requalificação da sua zona envolvente as quais, em meu modesto entendimento, transformaram um espaço belo e agradável, num mais que acabado deserto virtual, a Lagoa de Pataias e a Baía de S. Martinho.

6 Comentários:

Blogger Luís Galego disse...

sempre gostei muito de Alcobaça e poucas vezes a visito....estupidez a minha, ficar em casa ao invés de visitar e revisitar estas pérolas do nosso património...

14 de maio de 2007 às 18:44  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Luis,

Alcobaça espera por si.
Se precisar de cicerone apite.

Obrigado pela visita.

14 de maio de 2007 às 18:52  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Maria,
Não conheço Alcobaça, nunca lá fui. Mas diz a canção:"quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar"

Daí deduzo, que seja uma linda cidade.

Irei um dia visita-la.

Boa escolha minha amiga!

Beijinhos

15 de maio de 2007 às 00:30  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Mário,

Cá te espero meu Amigo.
Terás companhias amigas.

Beijo

15 de maio de 2007 às 00:43  
Blogger Bichodeconta disse...

Gosto imenso de Alcobaça, melhor gosto muito deste país .. Parabéns pela magnífica descrição dessa terra que a viu nascer.. Voltarei.. Um abraço, Ell

15 de maio de 2007 às 23:18  
Blogger Maria Faia disse...

Olá Bichodeconta,

Obrigado pela sua visita a Alcobaça. Apesar de ser uma terra simples, tem belezas naturais que os responsáveis pelo "governo" camarário não têm sabido divulgar, promover e proteger. É o caso das obras de requalificação urbana (se é que assim se pode chamar...) da zona envolvente do Mosteiro de Stª Maria, como mostrei através das fotos que divulguei.
Já para não falar na destruição de todo o património arqueológico que se encontrava enterrado por toda aquela zona e que foi destruído por carradas e carradas de betão armado...

P.S. Fui visitar o seu espaço e gostei muito. Voltarei lá com certeza.

Um abraço

16 de maio de 2007 às 01:01  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial