terça-feira, 26 de maio de 2009

PORQUE SERÁ QUE A HONESTIDADE E O EXEMPLO DE CARÁCTER NÃO ABREM TELEJORNAIS?!...

" Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si.
O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber.
Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo-se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira.
O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor. Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as importâncias não pagas durante catorze anos, com retroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros.
Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos escamoteados - e não aceitou o dinheiro.
Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados.
As pessoas de bem logo o olharam empolgadas: o seu gesto era-lhes uma luz de conforto, de ânimo em altura de extrema pungência cívica, de dolorosíssimo abandono social.
Antes dele só Natália Correia havia tido comportamento afim, quando se negou a subscrever um pedido de pensão por mérito intelectual que a secretaria da Cultura (sob a responsabilidade de Pedro Santana Lopes) acordara, ante a difícil situação económica da escritora, atribuir-lhe. «Não, não peço. Se o Estado português entender que a mereço», justificar-se-ia, «agradeço-a e aceito-a. Mas pedi-la, não. Nunca!»
O silêncio caído sobre o gesto de Eanes (deveria, pelo seu simbolismo, ter aberto telejornais e primeiras páginas de periódicos) explica-se pela nossa recalcada má consciência que não suporta, de tão hipócrita, o espelho de semelhantes comportamentos.
“A política tem de ser feita respeitando uma moral, a moral da responsabilidade e, se possível, a moral da convicção”, dirá. Torna-se indispensável “preservar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora”.
Quem o conhece não se surpreende com a sua decisão, pois as questões da honra, da integridade, foram-lhe sempre inamovíveis. Por elas, solitário e inteiro, se empenha, se joga, se acrescenta- acrescentando os outros. “Senti a marginalização e tentei viver”, confidenciará, “fora dela. Reagi como tímido, liderando”.
O acto do antigo Presidente («cujo carácter e probidade sobrelevam a calamidade moral que por aí se tornou comum», como escreveu numa das suas notáveis crónicas Baptista-Bastos) ganha repercussões salvíficas da nossa corrompida, pervertida ética.
Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de di - gnidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes."
Autor: Fernando Dacosta
In: Tempo Livre - Outubro 2008

sábado, 23 de maio de 2009

PENSANDO COM EINSTEIN...

" O mundo é um lugar perigoso para se viver,
não por causa daqueles que fazem o mal,
mas sim por causa daqueles que observam
e deixam o mal acontecer."
Autor: Albert Einstein
Foto: Guerra do Iraque: site www.medicinaintensiva.com.br

quinta-feira, 21 de maio de 2009

AJUDEMOS A BIRMÂNIA

Aung San Suu Kyi, líder pró-democracia e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, sobre cuja prisão já escrevi aqui uma postagem, acabou de receber novas acusações dias antes do fim do cumprimento da sua pena de 13 anos de prisão. Ela e outros milhares de monges e estudantes foram presos por desafiarem pacificamente a ditadura brutal de seu país, a Birmânia (Mianmar).
Mesmo correndo o risco de sofrer uma retaliação dos militares, os activistas da Birmânia estão organizando um movimento global pela libertação de Aung San Suu Kyi e de todos os prisioneiros políticos do país. Nós temos apenas 6 dias para ajudá-los a conseguir uma quantidade gigantesca de assinaturas, que serão apresentadas ao Secretário Geral da ONU – Ban Ki Moon, na semana que vem. A presente petição pede que ele dê prioridade máxima à libertação dos presos, impondo a libertação como condição para qualquer engajamento com a junta militar. Clique no link abaixo para assinar a petição pois, só com um grande número de assinaturas poderá garantir-se a libertação de Aung San Suu Kyi e de todos os presos políticos da Birmânia:
No dia 14 de Maio, Aung San Suu Kyi foi enviada para o presídio acusada de permitir a entrada de um homem norte-americano em sua casa, violando assim a sua prisão domiciliária. A acusação é absurda pois a casa é cercada por guardas militares que são justamente os responsáveis pela guarda do local. Está claro que as acusações recentes são um pretexto para mantê-la presa durante as eleições de 2010.
O regime militar da Birmânia é conhecido pela repressão violenta a qualquer ameaça ao controle militar total. Milhares de pessoas estão presas em condições desumanas, onde não há atendimento médico e onde a prática de tortura e outros abusos são freqüentes. Há uma repressão violenta a grupos étnicos e mais de 1 milhão de pessoas já fugiram do país.
Aung San Suu Kyi é a maior ameaça ao poder da junta militar. Ela é a maior líder do movimento pró-democracia e teve uma vitória esmagadora sobre a junta nas eleições de 1990, sendo portanto a candidata mais forte às eleições programadas para o ano que vem. Ela tem sido presa continuamente desde 1988 – e apesar de estar sob prisão domiciliária, ela não tem contacto nenhum com o mundo exterior. No presídio Insein para onde foi levada a semana passada não existe atendimento médico o que significa um enorme risco para as suas graves condições de saúde.
Fonte: Avaaz
Foto: retirada da internet

quinta-feira, 14 de maio de 2009

FELICIDADE!

Faço parte da vida daqueles que têm amigos, porque
quem tem Amigos, é FELIZ! Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser FELIZ! Faço parte da vida daqueles que acreditam que: Ontem é passado, Amanhã é o futuro, e... Hoje é uma dádiva, e por isso é chamado PRESENTE! Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do Amor, daqueles que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Eu sou casada. Sabiam?
Sou casada com o Tempo.
Ele é responsável pela resolução de todos os conflitos.
Ele constrói corações e cura os machucados,
ele vence a tristeza.
Juntos, eu e o Tempo, tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria e o Amor...
A Amizade é uma menina linda, sincera e alegre.
Brilha como o Sol.
Une pessoas, pretende nunca ferir,
e sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria.
Culta, íntegra, sempre foi a mais chegada ao Pai - o Tempo.
A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos.
O caçula é o Amor.
Ah! Como esse me dá trabalho!
É teimoso, às vezes decide encantar apenas um coração...
Eu vivo dizendo:
Amor, você foi feito para unir muitos corações, e não infiltrar-se em apenas um!
O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!
Quando ele começa a fazer estragos eu chamo logo o Pai dele, o Tempo, e este sai fechando todas as feridas que o Amor abriu.
No final, tudo dá sempre certo.
E, se ainda não deu, é porque ainda não chegou o final.
Por isso, acredite sempre na minha Família.
Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria, e sobretudo no Amor!
Aí, com certeza um dia, eu, a Felicidade, baterei à sua porta.
Tenha sempre tempo para os sonhos!
Eles conduzem a sua carruagem para as estrelas!
Tenha um óptimo dia.
E, não se esqueça: SORRIA... SEMPRE!!!
E, SEJA MUITO FELIZ!
Autoria: Desconhecida
Imagens: Anne Geddes

sábado, 9 de maio de 2009

ESTE BLOG PROMOVE A AMIZADE

A nossa Amiga São do http://mariaguerreiro.blogspot.com/ distingui-me com o prémio de blog que promove a AMIZADE, incumbindo-me de passar esta distinção a dez novos blogs Amigos.
Muito Obrigado Amiga pela honra da distinção.
É dificílima a tarefa de seleccionar dez blogs porque todos os que visito promovem, sob o meu ponto de vista, a Amizade. No entanto, aqui vão os dez desta feita seleccionados:

Com votos de um excelente Fim de Semana a todos quantos visitam o Querubim Peregrino,

Maria Faia