sexta-feira, 31 de agosto de 2007

PORTUGAL E A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS...

Os Tratados comunitários prevêem que a Presidência da UE seja exercida sucessivamente por cada Estado-Membro no Conselho, durante um período de seis meses (artigo 203º do Tratado CE), de acordo com um sistema de rotação pré-estabelecido pelo próprio Conselho, actualmente até Julho de 2020.
Cabe a Portugal desempenhar pela terceira vez este papel após as Presidências de 1992 e de 2000, recebendo o testemunho da Alemanha a 1 de Julho de 2007 e entregando-o à Eslovénia em 1 de Janeiro de 2008.
Tratando-se de matéria essencial a promoção e defesa dos DIREITOS HUMANOS, o governo português elegeu dez pontos de acção para que a Presidência Portuguesa possa definir uma política coerente e credível de Direitos Humanos na EU.
" 1. Definir parâmetros para a política interna de Direitos Humanos da UE, de forma a estabelecer um papel efectivo para a Agência Fundamental de Direitos Humanos, em complementaridade com o Conselho da Europa, e coere nte com o esforço externo da UE, a nível dos Direitos Humanos.
2. Fornecer relatórios complementares concretos aos inquéritos relativos ao envolvimento europeu na actividade ilegal dos EUA na Europa e manter a luta da UE contra o terrorismo estritamente dentro dos padrões de direitos humanos do direito internacional.
3. Agir no sentido de melhorar o quadro legislativo da UE, de forma a eliminar todas as formas de discriminação.
4. Preencher as lacunas de protecção existentes nos actuais de instrumentos de asilo e melhorar a qualidade do processo de tomada de decisões.
5. Garantir os Direitos Humanos na gestão da imigração irregular e assegurar salvaguardas para o retorno em segurança e dignidade das pessoas que não têm direito a permanecer no território da UE.
6. Assegurar uma dimensão de Direitos Humanos forte e consistente nos processos de alargamento da UE e num âmbito mais abrangente das políticas de vizinhança.
7. Continuar a pressionar os parceiros-chave estratégicos, no sentido de colmatar as suas deficiências a nível dos Direitos Humanos e assumir as suas responsabilidades como actores internacionais. 8. Colocar os Direitos Humanos no centro das relações e da cooperação UE-África.
9. Fortalecer a implementação das directrizes da UE sobre os defensores de direitos humanos e sobre a tortura, e iniciar uma revisão das directivas relativas aos diálogos sobre os direitos humanos.
10. Realçar o papel central dos direitos humanos na prevenção de conflitos e nas operações de gestão das crises da UE."
ESTEJAMOS ATENTOS ...

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PARA TI JOANINHA...

Quisera o Homem entender, as maravilhas da Natureza...
Jamais seria capaz, de a tratar nem com pouca aspereza! Quisera o
Homem
amar a terra que seus pés pisam,
os oceanos que seus corpos banham...
Jamais seria capaz,
de maltratar tamanha obra divinal!
Com doce deleite,
se encantam os olhares,
com enlevo e enfeite,
nos delicia a obra dos mares!
Tempo de férias, de lazer e de alegria...
renova, retempera, carrega energia, Lembrança que fica e vive a cada dia!
Força das águas, erosão,
marcas do tempo, ou curso do curso da vida...
Ficam gravadas na imensidão,
dos oceanos e da vida marinha.
"Pensar em ti é coisa delicada,
é um diluir de tinta espessa e farta
e o passá-lo em finíssima aguada
com pincel de marta.
Um pesar grãos de nada em mínima balança
um armar de arames cauteloso e atento,
um proteger a chama contra o vento,
pentear cabelinhos de criança.
Um desembaraçar de linhas de costura
um correr sobre lã que ninguém saiba e oiça,
um planar de gaivota como um lábio a sorrir.
Penso em ti com tamanha ternura
como se fosses vidro ou película de loiça
que apenas com o penar te pudesses
partir."
in:Poesia de António Gedeão
Joaninha,
Dedico a ti, e à tua candura de menina de olhos doces, este lindo poema de Rómulo Vasco da Gama Carvalho (António Gedeão).
Um beijo muito grande,
Maria Faia

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CERTIFICADO.

O Mário Margaride, do Blog Amigo Canto Poético, outorgou ao Querubim Peregrino o Certificado de Blog "Melhores Momentos Virtuais".
Como não poderia deixar de ser, senti-me muito honrada com tal distinção.
Obrigado querido Amigo pelo carinho e atenção dispensada ao Querubim.
Porque, entendo como espaço de partilha este mundo da blogosfera, assume especial relevância a entrega deste Certificado a alguns daqueles que me deliciam com a qualidade e beleza das suas intervenções.
Por este facto, e apesar de constituir tarefa difícil a decisão de escolha, endereço este Certificado aos blogs que passo a citar:
- Aramis, do Aramis Cavalgada,
- Vitor Nogueira, do Ao (es)correr da pena,
- Manuel Gomes, do Atento,
- Papagueno, do Bairro do Amor2,
- Mara Carvalho, do Behappy,
- Ell, do Bichodeconta,
- Carlinhos Medeiros, da Bodega Cultural,
- Avelaneiraflorida, do Cantares de Amigo,
- Mário Margaride, do Canto Poético,
- Maria Mamede, do De Amor e de Terra,
- António Delgado, do Ecos e Comentários,
- Tinta Permanente, do Folhas da Gaveta,
- Freyja, do Lágrimas de Freyja,
- Luis Galego, do Infinito Pessoal,
- Ludovicus, do Momentos & Documentos,
- O Guardião, do Lusoinculto,
- Jorge, do Sino da Aldeia,
- José Gonçalves, do Por entre Montes e Vales,
- Lusófona, do Palavras Articuladas,
- Meg, do Recalcitrante,
- Carminda Pinho, do Fórum Cidadania,
- Zé Povinho, do Pindérico.
- Lucia Duarte, do Comentar a Nossa Terra.
Uma Semana Feliz para todos quantos a esta casa quiserem dar a honra de comparecer.
Maria Faia

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS...

"Saint Exupery". Acrílico sobre tela. Jorge Fin. 2003.
" O Ser de que nos reinvindicamos não o fundamos em nós senão por actos.
Um Ser não pertence ao domínio da linguagem, mas dos actos.
O nosso Humanismo desprezou os actos.
Fracassou na sua tentativa. "
Antoine de Saint-Exupéry, in 'Piloto de Guerra'

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

BLOG CINCO ESTRELAS

A amiga Avelaneira, do Blog Cantares de Amigo, distingui-me com o galardão da blogosfera "Blog Cinco Estrelas".
Sem falsas modéstias, agradeço o reconhecimento porquanto, é sempre uma agradável surpresa verificarmos que os outros reconhecem mérito naquilo que fazemos, principalmente quando, quem reconhece faz muito melhor que nós.
Tal como ela afirma, no seu espaço, também eu sinto este momento como uma dor de cabeça porquanto, conhecendo tantos blogs merecedores deste galardão, mais do que o meu, só o posso atribuir a outros cinco blogs. Trata-se de uma "escolha" dificílima mas, uma vez que deve ser feita, vou tentar atribuir o galardão áqueles a quem o reconheço e ainda não distingui outras vezes.
Assim, cá vão os blogues seguintes:
REGULAMENTO:
1- Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogs activos há mais de um mês. 2- Cada blogger deverá referenciar 5 (cinco) nomes de blogs. A cada menção corresponde 1 (um) voto.3- Cada blogger só poderá votar 1 (uma) vez e deverá publicar as suas menções no seu blog (da forma que melhor desejar), enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail:.elzinhalinda@gmail.com . No e-mail, além da sua escolha, deverá indicar o link para o post onde postaram as suas nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia : 27/08/2007.4- De forma a reduzir alguns constrangimentos (e desplantes) e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos: os votos do(s) blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogger(s) em que participa(m), e ainda os votos no blog Nada Pra Mim.5- Cada blog que for indicado ou indicar, deve conter de onde veio a origem do concurso, ou seja deverá manter um link para este blog a fim de que outras pessoas possam conhecer a idealizadora do conceito. No dia 31/08/2007 serão anunciados os vencedores.

AMIGOS PRECISAM-SE...

Porque a solidariedade deve ser global, para com todos os seres vivos, divulgo este apelo que me sensibilizou profundamente.
Quem não sabe o que é amar um animal, não conhece o amor na sua plenitude!
Ajudemos todos a encontrar donos para estes cãezinhos.
Maria Faia
--------------
Em Courelas da Brava, existe uma Srª, a D. Maria José, que tem quarenta e poucos cães dos quais 35 terão de sair da sua mini quinta.
O caso foi para Tribunal há dois anos atrás, devido a uma queixa, e a srª. perdeu. Assim, 35 cães estão desesperadamente à procura de novo rumo.
A Associação Bianca já recolheu 4, mas é impossivel fazer mais. Num espaço para 50 animais tem 125! E as contas por pagar ascendem os 5000€. Não falando do trabalho que se prolonga até altas horas da madrugada.
A D. Maria José não tem internet nem meios de divulgar pelo que a Associação Bianca se encarregou de o fazer contando ainda com o apoio de 2 jovens que se prontificaram para tirar fotos dos animais e a quem muito agradecemos. Apelamos à divulgação desta mensagem por todos os meios possiveis, por forma a se poderem encontrar donos para estes animais uma vez que a ordem do Tribunal tem de ser cumprida rapidamente.
O contacto da D.Maria José é 964694737

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

PORQUE A RESPONSABILIDADE É DE TODOS...

Frequentemente ouvimos ecos de desaparecimento de idosos.
Salvo melhor opinião, os nossos idosos, ou "pessoas mais vividas", constituem uma fonte de sabedoria e amor que todos nós devemos acarinhar e, nunca abandonar.
Na verdade, penso que o estado evolutivo de uma qualquer sociedade, também se mede pela forma como trata e acarinha aqueles que já lhe deram grande parte das suas forças, energias, conhecimento e amor.
Propolar o Humanismo e nada fazer para dignificar as condições de vida de todos os cidadãos do mundo, parece-me pura demagogia.
Por esta razão, ao ler o artigo que se segue, entendi por bem divulgá-lo neste blog. Até porque, considero que nunca são demais os alertas e a colaboração.
"A perda de memória, a falta de orientação e a solidão levam muitos idosos a partir sem deixar rasto.
Incapazes de encontrar o caminho de regresso, 180 pessoas com mais de 65 anos foram dadas como desaparecidas só no ano passado.
Em entrevista à Lusa, o director do Departamento Central de Informação Criminal e Polícia Técnica (DCICPT) afirmou que os casos de desaparecimento de idosos correspondem a cerca de dez por cento do total registado em Portugal, sendo previsível que venham a aumentar nos próximos anos, em resultado da própria evolução demográfica.
"O que provoca o desaparecimento é, muitas vezes, a mudança do local onde sempre viveram para ir para um lar ou para casa de um familiar, onde se sentem totalmente desenraizados. Como ficam afastados do seu ambiente normal, entram em pânico e criam uma situação patológica de angústia que faz com que comecem a caminhar sem destino", explicou António Ramos Caniço.
Na origem do desaparecimento de idosos a taxa de crime é muito reduzida, tratando-se "na esmagadora maioria das vezes" de casos de desorientação provocados por doenças como Alzheimer ou outras formas de demência que afectam a memória.(...).
A PJ, que conta com uma unidade de prevenção para desaparecidos que "funciona 365 dias por ano", inicia o chamado tracking da pessoa, uma diligência que passa por determinar a rotina habitual do desaparecido, em termos das deslocações normais, para "estabelecer um perímetro onde possa estar. Se não os encontramos nos primeiros dias, as coisas complicam-se muito e não augura nada de bom. Quando passa algum tempo, tenho sempre receio de vir a encontrar o corpo já sem vida, sobretudo no caso de desaparecimento de idosos", confidenciou.
Para evitar desfechos trágicos, o director do DCICPT deixa um pedido a toda a população: "Quando virem na rua um idoso com sinais de desorientação, chamem imediatamente a polícia ou os bombeiros."
Aos familiares, Ramos Caniço deixa igualmente uma recomendação, aconselhando atenção redobrada nas fases de transição, por exemplo quando o idoso é transferido para um lar. "Muitos idosos vêm para a rua sem o bilhete de identidade, sem qualquer papel com o número de telefone e a morada. As famílias devem fazer com que a pessoa tenha sempre consigo a sua identificação. É uma medida de precaução básica que pode fazer com que a pessoa seja mais fácil e rapidamente encontrada", avisou.
in: Diário de Notícias - 20/08/2007

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

VIAGEM...

Passeando pela história dos povos, descobrimos as nossas identidades, raízes e… quem sabe, futuros.
Há algum tempo atrás, saí por aí… Voei até paragens distantes e, pousei o meu olhar e sentidos numa bela região de Portugal – o Alentejo.
Como costumo dizer, o Alentejo é vida, é canção, é sonho ou maldição!
Aí se cantam cantigas de liberdade, perdidas na memória dos tempos e nos campos suados de lágrimas, dor, sangue e pão.
Perdi-me por Almendres e seu Cromeleque…
Um cromeleque é, como todos bem sabem, um monumento da pré-história, associado ao culto dos astros e da natureza.
É considerado um local de rituais religiosos e de encontro tribal.
É uma bela viagem ao nosso passado aquela que aqui partilho convosco.
Boa Semana para todos e… Boa viagem.
Maria Faia

sábado, 18 de agosto de 2007

IRONIA... OU TALVEZ NÃO!...

Ao chegar hoje a casa, vinda do trabalho, mais uma vez, encontro a caixa de correio a "abarrotar" de mensagens, umas engraçadas, outras nem tanto.
Uma delas, pelo exagero, boa disposição, verdades que todos conhecemos ou fantasias de alguns, despertou-me curiosidade e, ironicamente, um desabafo singelo: " A brincar, a brincar, lá se vão rezando algumas verdades...".
Sem pretender ofender nenhuma susceptibilidade, achei interessante partilhar...
Ironia... ironia... mas, porque não reflectir?!...
Então, aqui vai:
" O português sempre teve o hábito de reclamar dos seus governantes. Criticam-se os autarcas, os ministros e o presidente da república.
Reclamava-se dos governos anteriores e, agora, reclamamos deste.
Já deixámos de reclamar do Guterres e do Durão Barroso... que "fugiram".
Quando tivermos novas eleições, provavelmente teremos outros governantes... ou serão os mesmos?
Mas, o povo vai continuar a reclamar!
Sabe porquê?
Porque o problema não está em quem nos governa... O problema está naquele que reclama. Tu, eu... todos nós.
O problema está no português!
Afinal, que se pode esperar de um povo que sempre "dá um jeitinho"?
Um povo que valoriza o esperto e não o sábio ou o justo?
Um povo que aplaude o vencedor do Big Brother, mas não sabe o nome de um escritor português?
Que se pode esperar de um povo que re-elege uma Fátima Felgueiras, um Isaltino Morais, um Valentim Loureiro, ou outros que tais?
Um povo que admira o pobre que fica rico da noite para o dia? Que ri quando consegue sacar a TV Cabo do vizinho? Que sonega tudo o que pode e, quando pode, sonega até o que não pode?
O que esperar de um povo que não sabe o que é pontualidade?
Que atira o lixo para a rua e, depois, reclama da sujeira?
Que não cuida do que é seu e, depois, critica os outros porque não fazem?
O que esperar de um povo que não valoriza a leitura?
O que esperar de um povo que finge dormir quando um idoso ou um deficiente entra no autocarro?
O que dizer de um povo endividado, que continua a gastar mais do que pode?
O problema de Portugal não são os políticos, são os portugueses!
Os políticos não se elegem, fomos nós que votámos neles!
Os políticos não fazem exames, ganham votos: o seu, o meu, o nosso!
Pense no que leu e, TENHA UM BOM FIM DE SEMANA."
(Autor desconhecido)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

AI congratula-se com medida positiva do governo português sobre o tráfico de seres humanos

" A Amnistia Internacional congratula-se com a aprovação, pelo Conselho de Ministros do dia 9 de Agosto, da Proposta de Resolução que aprova a Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, aberta à assinatura em Varsóvia, a 16 de Maio de 2005. Com esta aprovação a Amnistia Internacional espera agora que a Assembleia da República aprove também a Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos. Assim, este é o primeiro passo com vista à adopção de uma política para a protecção e salvaguarda dos direitos das vítimas do tráfico de seres humanos, prevenção e de repressão do fenómeno do tráfico."

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

SOU FELIZ...

Findo que está o curto período de férias que deliciou dias passados, regresso à faina do trabalho, transportando odores de maresia, encanto, alegria e sonho vivido e, no regresso imediato, logo aos Amigos quero oferecer um poema de amor e de mar.
Para todos vós um abraço sentido, fraterno e cúmplice, ao sabor da poesia do sempre eterno e apaixonado António Gedeão.
"Sou feliz por ter nascido
no tempo dos homens-rãs
que descem ao mar perdido
na doçura das manhãs.
Mergulham, imponderáveis,
por entre as águas tranquilas,
enquanto singram, em filas,
peixinhos de cores amáveis.
Vão e vêm, serpenteiam,
em compassos de ballet.
Seus lentos gestos penteiam
madeixas que ninguém vê.
Com barbatanas calçadas
e pulmões a tiracolo,
roçam-se os homens no solo
sob um céu de águas paradas.
Sob o luminoso feixe
correm de um lado para outro,
montam no lombo de um peixe
como no dorso de um potro.
Onde as sereias de espuma?
Tritões escorrendo babugem?
E os monstros cor de ferrugem
rolando trovões na bruma?
Eu sou o homem.
O Homem.
Desço ao mar e subo ao céu.
Não há temores que me domem
É tudo meu, tudo meu."
António Gedeão.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

APELO...

MENOR DE 14 ANOS DESAPARECIDA EM MATOSINHOS
Não consegui resistir ao apelo de dois pais aflitos em busca de sua filha que desapareceu naquela localidade na manhã de 22 de Julho de 2007, tem 14 anos, mede 1,67m de altura, tem cabelo comprido e vestia na altura uns jeans azuis e uma t-shirt rosa.
Qualquer informação poderá ser dada aos pais através de seguintes telemóveis:
Pai 964092921
Mãe 963231643
Deixo aqui o apelo a todos nós para estarmos atentos a mais este desaparecimento de uma menor no nosso país.
Artigo publicado pelo Blog Amigo "Por entre Montes e Vales".